EXAME DE CALORIMETRIA INDIRETA

O exame de calorimetria indireta é um método considerado o melhor para ajudar a determinar a necessidade calórica de um indivíduo a cada dia.

Esse é um dado essencial para o planejamento nutricional de uma pessoa, tanto para a perda e manutenção de peso, quanto para tentar o seu ganho.

O que é, para quem é

A calorimetria indireta um método não-invasivo que mede o gasto energético diário ou TAXA METABÓLICA BASAL, por meio da determinação das trocas gasosas pulmonares, ou seja, do volume do oxigênio consumido e do volume do gás carbônico produzido durante o ciclo respiratório.

O exame de calorimetria é ainda um aliado daquelas pessoas que estão tentando emagrecer, fazem atividades físicas e se alimentam adequadamente, mas não conquistam os resultados desejados. Seu resultado pode apontar o que está acontecendo de errado.

Benefícios da calorimetria indireta

Pessoas com metabolismo lento (abaixo da variação normal) têm mais facilidade de ganhar peso, pois necessitam de menor quantidade de calorias ingeridas para o corpo realizar as suas funções orgânicas e de maneira oposta se comportam os indivíduos com metabolismo rápido. Com base nesta classificação do metabolismo e no gasto calórico diário, identificados pelo exame, é possível individualizar o plano alimentar, com estratégias nutricionais focadas ao perfil metabólico de cada paciente, auxiliando no alcance ou manutenção dos resultados esperados no tratamento. 

Precisando de Exame de Calorimetria?Agende sua consulta

DR Fred Cartaxo