EXAME DE ADIPOMETRIA

A estimativa da composição corporal por meio de medidas antropométricas utiliza medidas simples como por exemplo, massa, estatura, perímetros, diâmetros ósseos e espessura de dobras cutâneas.

Quando o objetivo é estimar somente a porcentagem de gordura corporal, as medidas mais utilizadas são as de dobras cutâneas.

E por que se faz a medida das dobras cutâneas? Isso acontece porque metade do conteúdo corporal total da gordura está localizado nos depósitos adiposos embaixo da pele, diretamente relacionado com a gordura total.

O que são dobras cutâneas?

A dobra cutânea se define como uma medida da espessura de duas camadas de pele e a gordura subcutânea adjacente.

As dobras cutâneas que aparecem com maior frequência e que atendem às necessidades da grande maioria das equações preditivas de gordura corporal são: Tríceps (TR); Subescapular (SB); Bíceps (BI); Axilar média (AM); Torácica ou peitoral (TX); Supra-ilíaca (SI); Supra-espinal (SS); Coxa (CX); Panturrilha medial (PM).

Por que fazer a avaliação das dobras cutâneas?

A avaliação das dobras cutâneas é um método indireto e os resultados servem para aplicar em diversas fórmulas e diferentes equações para definir os percentuais de gordura e composição corporal de um paciente. 

As avaliações físicas, ainda são necessárias para identificação e acompanhamento de tratamentos e o desenvolvimento de estratégias para melhorar a saúde corporal.

Precisando de Exame de Adipometria?Agende sua consulta

DR Fred Cartaxo