Emagrecimento: os benefícios da calorimetria

Emagrecimento: os benefícios da calorimetria

Seu metabolismo é lento? Você sabia que existe um equipamento capaz de mensurar, de forma exata, a velocidade do seu metabolismo? Vamos explicar melhor.Os organismos vivos dependem de adenosina trifosfato (ATP) que é a nossa moeda de troca energética para sobreviver. A produção de energia é rigidamente controlada pelo organismo e é necessária para sustentar nossas atividades.

A formação contínua de energia requer um fornecimento constante de substratos, principalmente glicose, gorduras e oxigênio. A energia de sua combinação é usada para produzir ATP por mecanismos complexos.

Dessa forma, trabalhos antigos já mostraram que o gasto de energia dos organismos podem ser medidos diretamente por calorímetros diretos ou estimado pela medição do consumo de oxigênio (O2): calorimetria indireta. A calorimetria indireta é hoje considerada o padrão de referência para mensuração do gasto energético.

Calorimetria indireta: o que é?

A calorimetria indireta é uma ferramenta não invasiva, confiável e valiosa na avaliação do gasto de energia e utilização de combustível pelo corpo. Cientistas de várias disciplinas a usaram para medir o gasto de energia, estabelecer as necessidades de nutrientes, medir a aptidão física e avaliar a utilização de macronutrientes durante o exercício e o descanso.

Os clínicos têm usado a calorimetria indireta para otimizar o suporte nutricional em distúrbios metabólicos e quantificar as necessidades energéticas dos pacientes.

Esse método tem tal apelo universal porque animais e humanos obtêm sua energia para o sustento, transformando a energia química dos nutrientes consumidos em calor, através da respiração. Sua existência depende da sua capacidade de equilibrar a ingestão e o gasto de energia.

Emagrecimento: os benefícios da calorimetria
Emagrecimento: os benefícios da calorimetria

Aplicações da calorimetria.

Como mais de 95% da energia gasta no corpo é derivada de reações de oxigênio com os diferentes alimentos, a taxa metabólica de todo o corpo também pode ser calculada com um alto grau de precisão a partir da taxa de utilização de oxigênio.

Por isso a calorimetria é essencial no trabalho, seja ele voltado para emagrecimento, hipertrofia, ou para saúde!

Por diversos motivos o metabolismo de uma pessoa pode se reduzir, seja por deficiências hormonais, deficiências de vitaminas e minerais, ou redução da massa magra. Nessas condições, o emprego da calorimetria faz com que haja uma prescrição correta da estratégia alimentar e de uma abordagem voltada para acelerar um metabolismo previamente lento.

Conheça a velocidade do seu metabolismo! Marque já a sua consulta com o Dr. Vinicius Andrade e alcance a sua melhor performance!

Agende sua consulta aqui.

QUER AGENDAR A SUA CONSULTA?

Preencha o formulário abaixo para entrarmos em contato.

DR Fred Cartaxo